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Melhores práticas com pacientes crônicos (COMBO)

Matricule-se agora por R$ 898,00 R$ 699,00
    Coberturas Especiais para Tratamento de Feridas
  • Aula 1 - Fisiologia da Pele
    • Aula 1 - Fisiologia da Pele
  • Aula 2 - Região Perilesional
    • Aula 2 - Região Perilesional
  • Aula 3 - Curativos Indicados para Tratamento de Feridas
    • Aula 3 - Curativos Indicados para Tratamento de Feridas
  • Aula 4 - Fundamentos Básicos para Cicatrização
    • Aula 4 - Fundamentos Básicos para Cicatrização
    • [Material de apoio: Guia] Guia para tratamento de feridas
    • [Material de apoio: Guia INCA] Tratamento e controle de feridas tumorais e úlceras por pressão no câncer avançado
    • [Material de apoio: Link da web] Cuidados com a pele - Sociedade Brasileira de Dermatologia
    • [Material de apoio: E-book] Avaliação e tratamento de feridas
    • [Material de apoio: Artigo] Feridas cutâneas: a escolha do curativo adequado
  • Cuidados Paliativos
  • Aula 1 - Introdução
    • Aula 1 - Introdução
  • Aula 2 - Origem dos Cuidados Paliativos
    • Aula 2 - Origem dos Cuidados Paliativos
  • Aula 3 - Princípios de Cuidados Paliativos
    • Aula 3 - Princípios de Cuidados Paliativos
  • Aula 4 - Cuidados Paliativos no SUS
    • Aula 4 - Cuidados Paliativos no SUS
  • Aula 5 - Organização dos Serviços de Cuidados Paliativos
    • Aula 5 - Organização dos Serviços de Cuidados Paliativos
  • Aula 6 - Hipodermóclise
    • Aula 6 - Hipodermóclise
  • Aula 8 - Classificação, controle e tipos de dores
    • Aula 8 - Classificação, controle e tipos de dores
  • Aula 9 - Tratamento Farmacológico da Dor
    • Aula 9 - Tratamento Farmacológico da Dor
  • Aula 7 - Medicamentos
    • Aula 7 - Medicamentos
  • Melhores Práticas e Protocolos em Catéteres
  • Aula 1 - Introdução
    • Aula 1 - Introdução
    • [Material de apoio: Manual] AMECI - Recomendações para boas práticas e manejo de cateter vascular periférico (CVP) em terapia intravenosa.
    • [Material de apoio: Telas] Cuidados com Cateteres de Longa Permanência
    • [Material de apoio: Notícia] Cateteres periféricos: Novas recomendações da ANVISA garantem segurança na assistência
  • Aula 2 - Seleção do Catéter
    • Aula 2 - Seleção do Catéter
  • Aula 3 - Troca de Catéter
    • Aula 3 - Troca de Catéter
  • Aula 4 - Técnica de Seldinger
    • Aula 4 - Técnica de Seldinger
  • Aula 5 - Inserção
    • Aula 5 - Inserção
  • Melhores Práticas no Tratamento de Estomias
  • Material Didático
    • Material de Apoio
    • Aula 1 - Introdução
    • Aula 2 - Saber Pensar do Profissional
    • Aula 3 - Modelo de Serviço em Estomaterapia
    • Aula 4 - Inclusão do Usuário
    • Aula 5 - SAE (Nível Ambulatorial)
    • Aula 6 - Colostomia
    • Aula 7 - Avaliação de Estomias
    • Aula 8 - Equipamento de 2 Peças
  • Segurança do Paciente
  • Material Didático
    • Material Didático

Descrição do curso

Esse curso indica as melhores práticas no cuidado e manejo de pacientes com tratamento de feridas, protocolos em cateteres, tratamento de estomias e segurança do paciente.

Categoria: Saúde

Informações gerais

Conteúdo
  • Coberturas especiais para tratamento de feridas:
  • Fisiologia da pele;
  • Tipos de tecidos;
  • Escolha da cobertura;
  • Desbridamento;
  • Coberturas;
  • Indicações;
  • Modo de usar;
  • Contraindicações;
  • Vantagens e desvantagens;
  • Fundamentos básicos para cicatrização.
  • Cuidados paliativos:
  • Origem dos Cuidados Paliativos - Hospice x Cuidados Paliativos - Cicely Saunders;
  • Cuidados Paliativos: Doenças que precisam destes cuidados, princípios, critérios para indicação, modalidades, equipe multiprofissional;
  • Cuidados Paliativos no SUS;
  • Legislações;
  • A organização dos serviços;
  • Hipodermóclise: Conceito, histórico, contraindicação, sítios de punção, medicamentos; incompatibilidades;
  • Dor: Controle, tipos, classificação e escalas;
  • Controle de sintomas;
  • Processo de morte e luto.
  • Segurança do Paciente:
  • Perspectiva histórica e cronologia da segurança do paciente;
  • Rede Sentinela de hospitais;
  • Projeto pela segurança dos pacientes;
  • Relatórios ANVISA;
  • Fatores contribuintes para as falhas na segurança do paciente;
  • Aspectos legais;
  • Fatores humanos contribuintes para o erro;
  • Cultura de segurança do paciente e avaliação desta cultura;
  • Metas e qualidade para a segurança do paciente;
  • Auditoria em segurança do paciente;
  • Ensino e pesquisa em segurança do paciente.
  • Melhores práticas e protocolos em cateteres:
  • Melhores práticas e protocolos em cateteres;
  • Indicações dos cateteres;
  • Cateteres periféricos e centrais;
  • Ciclo de vida de um cateter central;
  • Seleção e troca de cateter;
  • Seleção do sítio;
  • Estabilização e coberturas;
  • Manutenção;
  • Orientação ao paciente;
  • Indicações dos cateteres;
  • Medidas educativas.
  • Melhores práticas no tratamento de estomias:
  • Introdução as melhores práticas no tratamento de estomaterapia;
  • Estratégia organizacional;
  • Gestão em enfermagem;
  • Modelo de serviço;
  • Gestão organizacional em Estomaterapia;
  • Rede de cuidados em Estomaterapia;
  • SAE - Nível ambulatorial e hospitalar;
  • Protocolos de assistência, tecnologias para o cuidado e avaliação da pessoa com Estomia;
  • Colostomia;
  • Requisitos para anastomose intestinal;
  • Equipamentos coletores e adjuvantes;
  • Equipamentos de regulação intestinal.
Objetivo

Compreender e saber aplicar as melhores práticas no cuidado e manejo de pacientes com tratamento de feridas,  cateteres, tratamento de estomias e segurança do paciente.

Público-alvo

Profissionais e estudantes de enfermagem, técnicos de enfermagem, médicos e estudantes de medicina.

Metodologia

A metodologia das capacitações da EduHealth é inovadora, pois disponibiliza o aprimoramento técnico aos estudantes e profissionais que atuam na área da saúde e auditoria. As capacitações online permitem ao aluno acompanhar o curso nos horários e locais mais favoráveis a ele.

Com foco no protagonismo do aluno, o curso Melhores práticas com pacientes crônicos apresenta conteúdos que favorecem o aprendizado, através de videoaulas e materiais de apoio que relacionam o conteúdo ao cotidiano de trabalho, de forma didática e prática.


Certificado

O certificado estará disponível via sistema após finalização de todas as etapas do curso pelo aluno. 

É classificado como curso de qualificação profissional, amparado pela Lei nº. 9394/1996.

O nome impresso no certificado sairá de acordo com o preenchimento dos dados cadastrais do aluno.

Professores

Flávia Machado Mantovani 

Enfermeira formada pela Faculdade de Enfermagem Luiza de Marillac.

Pós-Graduação em Enfermagem Dermatológica. 

Consultora na Área de Tratamento e Prevenção de Lesões na empresa SOS Vascular. 

Coordenadora de enfermagem na empresa Quality Life Home Care Assistência Médica.


Juliana Balbinot Reis Girondi


Enfermeira, pós-graduação em Enfermagem Oncológica pela Sociedade Brasileira de Enfermagem Oncológica. Pós-graduação em Administração Hospitalar, Mestrado e Doutorado em Enfermagem pela Universidade Federal de Santa Catarina. Pós-graduação em Ativação de Processos de Mudança na Formação Superior de Profissionais de Saúde - FIOCRUZ. Atualmente é Professora Adjunta III no Curso de Graduação em Enfermagem da Universidade Federal de Santa Catarina e no Programa de Pós-graduação em Gestão do Cuidado em Enfermagem Modalidades Mestrado e Doutorado Profissional da Universidade Federal de Santa Catarina. Tem experiência na área de Estomaterapia (Feridas, Incontinências e Estomias), Enfermagem Médico-Cirúrgica, Gerontologia, Enfermagem Oncológica e Saúde Pública. Membro do Laboratório de Pesquisa e Tecnologias em Enfermagem, Cuidados em Saúde da Pessoa Idosa (GESPI/PEN/UFSC) desde 2002. Fellow (2015-2016) do FAIMER Institute, Foundation for Advancement for Medical Education and Research. Membro da Associação Brasileira de Estomaterapia (SOBEST) desde 2017. Membro da Associação Brasileira de Enfermagem de Centro Cirúrgico, Recuperação Anestésica e Centro de Material e Esterilização (SOBECC) desde 2018. Especializanda do Pós-graduação em Enfermagem em Estomaterapia - Estomias, feridas e incontinência do Hospital Albert Einstein, credenciado pelo WCET (World C​ouncil of Enterostomal Therapists)/ SOBEST (Associação Brasileira de Estomaterapia). 



Luciana Martins da Rosa


Graduada em Enfermagem (1991). Especialista em Projetos Assistenciais pela Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) (1996). Especialista em Enfermagem Oncológica pela Sociedade Brasileira de Enfermagem Oncológica (2005). Mestre (2007) e Doutora em Enfermagem (2011) pela UFSC, área de concentração: Saúde, Sociedade e Filosofia. Enfermeira do Centro de Pesquisas Oncológicas entre 1992 e 2012. Docente do Curso de Graduação em Enfermagem da UFSC desde 2012; Docente do Programa de Pós-Graduação em Gestão do Cuidado em Enfermagem - Mestrado Profissional desde 2015, Doutorado Profissional desde 2019. Editora Associada da Revista Texto & Contexto Enfermagem entre 2015 e 2019. Membro do Comitê de Ética em Pesquisa com Seres Humanos do Centro de Hematologia e Hemoterapia de Santa Catarina desde 2013. Atividades de pesquisa voltadas para: oncologia, hematologia, hemoterapia, processo de viver humano, cuidado de enfermagem, doenças crônicas não transmissíveis. Atividades de extensão voltadas ao ensino em enfermagem, oncologia, doenças crônicas não transmissíveis, ética em pesquisa. Experiência na área de Enfermagem, com ênfase em Enfermagem Oncológica, destacando-se os seguintes temas: cuidado de enfermagem, educação permanente, sistematização da assistência de enfermagem, câncer, prevenção do câncer, mulher com diagnóstico de câncer de mama e do colo do útero. Vice Líder do Laboratório de Tecnologia, Pesquisa e Inovação Cuidando & Confortando - UFSC.




Ana Graziela Alvarez

Professor Adjunto no Departamento de Enfermagem, Curso de Graduação em Enfermagem (Área: Enfermagem Cirúrgica), Programa de Pós Graduação - Mestrado Profissional em Informática em Saúde (PPGINFOS) e Residência Integrada Multiprofissional em Saúde do Hospital Universitário da Universidade Federal de Santa Catarina. Doutorado em Enfermagem - Área: tecnologias persuasivas no ensino-aprendizagem em enfermagem (2014).Pós-Doutorado - Área: Tecnologias educacionais no ensino da segurança cirúrgica (2017).  Prêmio CAPES Teses 2014 - Enfermagem. Estágio doutoral na School of Biomedical Informatics, University of Texas Health Science Center, Texas/USA (2012). Mestre em Enfermagem. Especialista em Informática em Saúde (2018), Centro Cirúrgico (2003) e Acupuntura (2005). Graduação em Enfermagem (2001). Vice-líder do Laboratório de Produção Tecnológica em Saúde e Grupo de Pesquisa Clínica Tecnologias e Informática em Saúde e Enfermagem (LAPETEC/GIATE), Associação Internacional para o Estudo da Dor (IASP) e Associação Brasileira de Enfermeiros em Centro Cirúrgico, Sala de Recuperação Pós Anestésica e Centro de Materiais e Esterilização (SOBECC). Vice-Líder do Núcleo Florianópolis-SC da Rede Brasileira de Enfermagem e Segurança do Paciente (REBRAENSP). Atua nas áreas de enfermagem cirúrgica, segurança do paciente e informática em saúde.




Raquel Bauer Cechinel


Enfermeira graduada e Mestre em Epidemiologia pela UFRGS.

MBA em Executivo em Saúde pela FGV. 

Atualmente é Supervisora do Time de Acessos Vasculares e Terapia Infusional da Santa Casa de Misericórdia de Porto Alegre, atuando principalmente nos seguintes temas: controle e prevenção das infecções primárias da corrente sanguínea associadas aos cateteres vasculares; prevenção e manejo dos eventos adversos relacionados aos cateteres vasculares e terapia infusional. 



Tatiana Martins


Enfermeira, Mestre e doutoranda em Enfermagem pelo Programa de Pós-graduação em Enfermagem da UFSC (PEN/UFSC). Trabalhou como coordenadora dos Postos de Enfermagem da Clínica e Maternidade Santa Helena (Florianópolis/SC) e como docente no Centro Universitário para o Desenvolvimento do Alto Vale do Itajaí (UNIDAVI). Membro do grupo de extensão universitária "Grupo de Apoio à Pessoa Ostomizada - GAO”, do Laboratório de Pesquisas e Tecnologias em Enfermagem e Saúde à Pessoas em Condição Crônica (NUCRON/UFSC) e a distância do grupo de pesquisa “Laboratório de pesquisa e tecnologias para o cuidado de saúde no ambiente médico-cirúrgico” (LAPETAC). Pós-graduação em Gestão Hospitalar pela Fundação dos Administradores de Santa Catarina (FUNDASC). Pós-graduação em Doação e Transplante de Órgãos e Tecidos pela Faculdade Herrero e sistema de ensino Instituto Ciência e Arte. Atuou como enfermeira coordenadora da ESF do município de Biguaçu e docente na Faculdade de Santa Catarina - FASC no curso de Graduação em Enfermagem de 2016 a 2017. Atuou entre os semestres de 2017.2 e 2018.1 como docente da Universidade Estácio de SC no curso de graduação em Enfermagem.